Interprete personagens sem receios. Seja quem você quiser ser, seja o vilão, o bonzinho, o neutro. Um lugar para se divertir sem as consequências e exageros do fake.
 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A rolagem dos dados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 16
Data de inscrição : 28/05/2017

Ficha do personagem
Pontos de Vida:
100/100  (100/100)
Pontos de Magia:
100/100  (100/100)
Status: Vivo

MensagemAssunto: A rolagem dos dados   Dom Maio 28, 2017 5:05 am


Iniciativa
Quando você opta por entrar em combate (ou é obrigado a isso!) deverá rolar 1d6 + Habilidade. Quanto maior o resultado, maiores as chances de começar atacando!

Testes
Em determinados momentos da campanha o jogador se deparará com situações onde atacar ou defender não serão úteis. Por isso os jogadores têm a possibilidade de executar testes quando exigidos pelo mestre.

Por exemplo, quando o personagem tenta arrombar uma porta, o mestre pode exigir um teste de Habilidade (o atributo é determinado pelo narrador) para ver se o mesmo conseguirá arrombá-la!

Então como funcionaria?
Suponhamos que o determinado personagem tenha Habilidade 3, e então tenta fazer o teste. Ele precisará tirar 3, 2 ou 1 no dado para ter sucesso. Caso tire 4, 5 ou 6, falhará. A dificuldade do teste dependerá da situação do mestre e etc. E perícias ou especializações podem facilitar e ajudar bastante. Porém, nem é sempre que você terá facilidade nos testes (mesmo com perícias ou especializações) ainda há chances de receber redutores.

Lembrando que independente do bônus, [6] é sempre falha!

Combate
Determinadas as iniciativas, os personagens estarão prontos para o combate!
A ação de Atacar é chamada de Força de Ataque e é calculada por [Força ou Poder de Fogo + Habilidade + 1d6]
A ação de se Defender é chamada de Força de Defesa e é calculada por [Armadura + Habilidade + 1d6]


Geralmente, em combate, você pode adquirir algum item, vantagem, manobra ou poder de kit que lhe faça receber bonificação em F (ou em qualquer outro atributo) e na FA ou FD (Força de Ataque ou Força de Defesa).

Mas por que estou falando isso?
Porque no combate há a chance de você rolar o dado e receber um resultado crítico! Onde você, basicamente, dobra o resultado final.

Exemplo: Fulano 1 rolou sua força de ataque  [Fulano 1 rolou 1d6 + 10 = 16 {[6] + 10}]
Isso foi um crítico, agora digamos que o personagem dele tenha Força 5 e Habilidade 5, por isso a rolagem foi +10, certo? Bom, a questão é que quando há rolagem de um crítico, para facilitar os cálculos nós apenas somamos o número referente ao atributo ao resultado final. Então, no caso, ficaria 16 + 5 (Força) = 21. A Força de Ataque do Fulano 1 foi 21. E então, quando se recebe bonificação no atributo F, há a possibilidade de usar essa bonificação na soma que fizemos agora. No entanto, quando há bonificação apenas na Força de Ataque, essa possibilidade já deixa de existir. O mesmo vale para Força de Defesa.


Esquiva
Caso receba um ataque você poderá efetuar uma esquiva. Essa esquiva é contabilizada pelo número de seu atributo Habilidade, ou seja, você só pode se esquivar um número de vezes igual a sua Habilidade num turno. Mas não é só isso, a esquiva vai um pouco além quando você deverá subtrair sua Habilidade com a Habilidade do inimigo para determinar quanto você deve tirar no dado para passar no teste. Confuso? Eis aqui o exemplo;

Fulano 1 tem Habilidade 5.
Fulano 2 tem Habilidade 4.

Fulano 1, por ter Habilidade maior, é capaz de tentar se esquivar. Com isso, chegamos a conclusão de que ele deverá tirar [1] no resultado, pois 5-4 = 1. Há vantagens que podem aumentar essa numeração em bônus para esquivar, melhorando ainda mais suas capacidades nisso.

Não é possível esquivar de alguém que tenha a mesma Habilidade ou Habilidade superior do que você.
Caso falhe, você poderá rolar sua Força de Ataque normalmente!

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://rpgparatodos.forumeiros.com
 
A rolagem dos dados
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil] Fiscalização de aviões estrangeiros de pequeno porte terá cruzamento de dados
» [Internacional] Dados de Frotas
» Torre de dados
» TOP 5 - Jogos com dados
» Recuperar HD formatado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FAKE RPG :: SISTEMA :: .:: Como jogar? ::.-
Ir para: